segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Massapê-CE, Cidade ou Curral Eleiroral?



Dizem os  bons eleitores ... com a sabedoria que lhes deu o hábito de ver a politicagem , em Massapê-CE,  que nossa cidade estar  cada vez mais parecidas com nossos representares. Concordo com eles. Afinal, por mais que os mesmo tratem nossa cidade como Curral  Eleitoral, gastam milhões comprado a dignidade das pessoas, as situações dramáticas são limitadas. E como já estão aparecendo, pois mal acaba uma eleição já começa outra, é natural que algumas se confundam. Quando se fala de eleição em Massapê-CE deve-se ter a honestidade de dizer que não passas de politicagem, baixaria... e  existem mais histórias originais no gênero. Todas já foram contadas e várias vezes recontadas. O que se pode é ser original na maneira de contá-las.  


Esta é uma lição que estou aprendendo mais uma vez, e na própria carne, enquanto fico vendo, lendo, observando, ouvindo...  esse me diz me diz  que por enquanto tem o falso título de CADA UM DEFENDE O SEU  – e o verdadeiro eu não digo nem morto. Como fazer para que os eleitores não torçam o nariz e digam – já vi essa história antes?

É este o enigma da Politicagem  que sempre se posta diante das bichas politiqueiras: seja original ou te devoro. Aliás, não seja apenas original – seja originalésimo. Enquanto escrevo estas mal traçadas linhas, depois de meses sem parecer por aqui, Ela – a tal de Politicagem – está aqui do meu lado. Ficou por cá o dia inteiro a ler por cima do meu ombro o que eu escrevia e a dizer – “que merda! Apaga isso aí e começa tudo de novo”.
Alguém com pena de mim dirá que não é uma inflexível Politicagem, e sim a minha impaciente musa. Ao que responderei que Massapê-CE – ou Curral Eleitora como prefere os mais antigos – não podem se dar ao luxo de ter musas, de estar ou não inspirados, de dizer que não podemos ter outra opção, porque aqui só existe A ou B e não tem vota para C ou que diabo seja. Tudo que eles têm que fazer é ter dinheiro para ser gloriados pelo povo. E depois de matar o seu leão diário, para não ser indelicados, pois algum não sabem nem o que é trabalhar...  rezar para que, quanto mais pobre nossa cidade tive e ele visitar,  eles estejam mais pobre para  não saia por aí dizendo: “hoje fulano foi lá em casa comprar meu voto, já tenho compromisso!… ”

E vejam que só tem eleições só é outubro. Mesmo assim Massapê-CE já se ver diante do enigma da  Politicagem. Não tem “Azul” nem “Vermelho”: qualquer que seja a cor, por mais que ela triunfe e seja um marco na memória de muitos eleitores, para seus representantes tudo que eles recordarão no futuro serão seus bem estar, sua riqueza e os  meses do mais absoluto sossego.

Aí vocês perguntarão: nesse caso, porque não analisar os candidatos esse ano. Tem gente que já provamos e muitos nem deram  certos. Sendo assim, vamos mandar  plantar batatas, ou melhor ainda: nabos? E outra vez nós responderíamos porque não o faço. Porque não devemos abraçar alguém novo que pode surgir? Para mim não há nada melhor do que analisar – como fiz hoje o dia inteiro aqui em Massapê-CE nesta segunda – e enfrentar o desafio de fazer com que alguém fiquem de olho pregado no que escrevo… De novo e de novo.

Se eu me sinto dar oposição e/ou fazendo politicagem  por causa disso? Não, me sinto é feliz, realizado e satisfeito. Dia desses, durante uma reunião, quando reclamei dos nossos Gestores Públicos– Quatro anos, quando chegar no fim estarei caquético! – ouvi de um eleitor uma frase na qual tenho pensado muito: “não se preocupe, vai melhora Massapê-Ce, tenha paciência”.

Simples assim. Nosso voto – eleição  após a outra – é também a nossa "paciência". Pois significa que continuamos vivos e tinindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário